quarta-feira, 27 de junho de 2012

História da geobiologia


Raízes históricas:
A Geobiologia foi concebida com este nome a partir do século XX, mas é considerada uma ciência ponte entre um legado de conhecimentos antigos e as formas modernas de se observar o mundo, tendo sempre em consideração a relação entre a habitação e a saúde.
Hipócrates, em sua obra “Sobre os Ares, Águas e Lugares”, falava da influência da localização geográfica e dos elementos físicos/ambientais como clima, disponibilidade, qualidade e facilidade de acesso à água, presença de vegetação, ventos, sobre a saúde e estereótipo dos habitantes de cada lugar.
Podemos observar que na cultura chinesa antiga, o mesmo indivíduo que praticava a medicina conhecida por Medicina Tradicional Chinesa, tendo a Acupuntura como a sua maior expressão, também praticava o que hoje se chama Feng-Shui, que na época era considerada a extensão do conceito de saúde para a habitação.
A mesma dinâmica era encontrada na Índia, onde a Vaastu Shastra, uma ciência de equilíbrio dos espaços, e a Ayurveda, a medicina Indiana, eram praticadas pela mesma pessoa.
No Egito Antigo, a figura dos arquitetos e sacerdotes dos templos atuavam também na profissão de médicos, como nos indicam várias inscrições antigas.
Nas Américas, podemos ver a figura do comumente chamado Pagé, ou Xamã, como sendo também o consultor para a localização da aldeia e suas habitações.
Observamos, portanto, que o conceito de arquitetura e medicina sempre estiveram ligados à existência humana e que a busca por Casas Saudáveis nos acompanhará em nossa jornada rumo a um mundo e uma sociedade mais saudáveis e sustentáveis.
http://www.facebook.com/ateliedi.lathea

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, obrigada por comentar!